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terça-feira, 31 de maio de 2011

Lazer, turismo e mercado de trabalho

O lazer torna-se alienante e evasivo quando assume um papel mercadológico através do turismo. É importante enfatizar que esse processo ocorre tendo em vista a massificante oferta de produtos de lazer cujas motivações de consumo estão desvinculadas da livre vontade e busca de satisfação, estando relacionadas a estratégias de marketing, de manipulação e à busca de status.

Ao discutir lazer, turismo e mercado de trabalho, devemos inicialmente estabelecer as relações entre os temas para compreender, posteriormente, a complexidade e a interdependência dessas relações. É de conhecimento geral que o lazer é uma das facetas do turismo, podendo ser considerado, inclusive, como uma das suas áreas de atuação. Da mesma forma, o turismo pode ser encarado como uma das representações do lazer, ou seja, pode ser visto como uma forma de lazer.

A partir dessa relação, Lazer e Turismo podem desempenhar diversos papéis dentro do quadro social, sendo relevante destacar que a determinação desses papéis está relacionada a diversos fatores como, por exemplo, a forma como são encarados esses conceitos. O lazer pode ser considerado um fator de desenvolvimento cultural e social que proporciona ao indivíduo satisfação, atuando em diversos mecanismos físicos e psíquicos. Além disso, o lazer é um fator de integração social, ou seja, proporciona ao indivíduo convívio e relacionamento com os demais.
 
No entanto, o lazer torna-se alienante e evasivo quando assume um papel mercadológico através do turismo. É importante enfatizar que esse processo ocorre tendo em vista a massificante oferta de produtos de lazer cujas motivações de consumo estão desvinculadas da livre vontade e busca de satisfação, estando relacionadas a estratégias de marketing, de manipulação e à busca de status.
Além disso, é fundamental ressaltar que, nesse caso, o lazer torna-se fator de desintegração social, pois ao invés de promover o convívio, promove a segregação social. Nesse caso, o lazer passa a restringir-se a um determinado público que tem condições financeiras de consumi-lo. O ideal é que o lazer e o turismo, ou mesmo o lazer turístico, estejam ao alcance de toda a população proporcionando satisfação, bem-estar e integração social em nível coletivo.

Em relação ao mercado de trabalho para o profissional de turismo ou para o profissional de outras áreas que atua no setor de lazer, é interessante aludir ao grande crescimento da área e das oportunidades de atuação. É possível atuar em diversas áreas assim como são diversas as oportunidades de atuação que vão desde a área empresarial, passando por iniciativas relacionadas à produção cultural, serviços sociais, marketing, chegando às atividades artísticas e à área de educação física.

No entanto, o profissional ligado ao lazer enfrenta alguns problemas que impedem um maior crescimento do mercado de trabalho. Alguns desses problemas seriam facilmente solucionados a partir de uma reflexão acerca das atividades de lazer e da formação profissional daqueles que atuam na área. Podemos apontar como um dos problemas enfrentados por esses profissionais, a falta de reconhecimento profissional e de regulamentação específica que contemple jornada de trabalho, formas de atuação e salário. Além disso, enfrentam o preconceito das pessoas que tem em mente tratar-se de uma profissão fácil e que pode ser desempenhada por qualquer um, desde que seja carismático e criativo. 

É fato que a atuação na área de lazer sugere a interdisciplinaridade, ou seja, pede a formação de uma equipe em que estejam envolvidos profissionais de diversas áreas.  É interessante aludir à grande exigência do mercado de trabalho, pois esses profissionais devem possuir, além de uma formação geral e conhecimentos específicos, aptidão em diversas e distintas áreas de atuação e funções, pois ao mesmo tempo em que o profissional deve estar apto a desenvolver atividades de recreação, deve estar apto a ser administrador das mesmas, por exemplo.
 
Conclui-se, portanto, que ao discutir lazer, turismo e mercado de trabalho, nos deparamos com um emaranhado contexto em que esses elementos relacionam-se de diversas formas. Essas relações são bastante complexas e relativas, sendo necessário apelar não só para os fatos, mas também para a consciência humana, pois são inúmeros os desafios enfrentados pelos profissionais atuantes nessa área. É importante considerar que existem muitos obstáculos a serem contornados, como as inúmeras distorções motivacionais relacionadas ao lazer, provocadas pela busca de status e prestígio social, bem como suas conseqüências, a exclusão e desintegração social.

Referências Bibliográficas:
 
ANDRADE, José Vicente. Lazer: Princípios, tipos e formas na vida e no trabalho. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
BENI, Mario Carlos. Análise estrutural do turismo. 6 ed. São Paulo: Senac, 2001.
BRUHNS, Heloisa Turini (Org.). Introdução aos Estudos do Lazer. Campinas-SP: Editora da Unicamp, 1997.
FRANÇA, Junia Lessa. Manual para normatização de publicações técnico - cientificas. 6ª ed. Belo Horizonte: UFMG, 2003.
MARCELLINO, Nelson Carvalho. Estudos do Lazer: Uma Introdução. 3 ed. Campinas-SP: Autores Associados, 2002.
MARCELLINO, Nelson Carvalho (Org.). Lazer: Formação e Atuação Profissional. 4 ed. Campinas-SP: Papirus, 2001.

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