Sejam muito bem vindos!

É com grande prazer que venho através deste blog relatar informações sobre o Lazer e a Recreação;




widget

terça-feira, 21 de junho de 2011

Benefícios do riso

Você sabia que rir faz muito bem à saúde?

Veja abaixo o que o riso pode fazer por você:

-Alivia a tensão: mesmo em momentos de nervosismo o riso pode reduzir o estresse e a ansiedade.

-Atenua a dor: rir libera a endorfina, hormônio produzido no cérebro que produz sensação de bem-estar e alivia a dor.
-Diminui a pressão arterial: no sistema cardiovascular, rir aumenta a freqüência cardíaca e a pressão arterial. Isso promove a vaso dilatação das artérias ocasionando uma queda de pressão benéfica para os hipertensos.

-Dá mais oxigênio: rir aumenta a quantidade de oxigênio captada pelos pulmões e facilita a saída de gás carbônico.

-Fortalece o sistema imune: não está comprovado o fato de que quem ri fica menos doente, mas os pesquisadores já sabem que o riso aumenta a liberação de células do sistema imune, fortalecendo nossas defesas.

-Ajuda na memorização: rir durante a apresentação de uma aula, palestra ou espetáculo aumenta o interesse e facilita a aprendizagem.
(Fonte: Universidade Estadual de Campinas ( UNICAMP))

O lazer como prática pedagógica na educação física escolar


O presente trabalho abordará questões sobre educação física e lazer. 

Esta pesquisa tem como preocupação central entender de que maneira estes conceitos - educação física e lazer – se relacionam e de que forma interferem nas aulas de educação física nas escolas. 

Para tanto, partimos dos seguintes questionamentos: o que é lazer e como ele se apresenta atualmente? Como e qual lazer é utilizado nas escolas? Como são constituídas as aulas de educação física escolar? O lazer pode ser uma forma de ensinar educação física escolar? Por que defender o lazer como prática pedagógica da educação física escolar? Sabemos que o lazer, e a própria educação física, estão presentes no interior da escola por meio das manifestações esportivas e, ainda assim, praticada tal qual o modelo que nos é hegemonicamente transmitido pela cultura dominante, ou seja, o modelo competitivo. 

No entanto, a nossa proposta é partir dessa realidade para sugerirmos a inserção do lazer na educação física escolar. 

Por ser o esporte uma prática solidificada dentro da educação física escolar, acreditamos que este esporte deve ser o foco inicial de educação pelo e para o lazer. 

A educação física deve aproveitar o seu modelo esportivo para, a partir deste modelo, explorar suas outras possibilidades. 

Em uma cultura solidificada no esporte como a nossa, uma mudança repentina poderia não alcançar os objetivos desejados, aproveitar essa solidificação e aos poucos introduzir mudanças que possibilitem um entendimento mais amplo do lazer e de como fazê-lo teria uma menor resistência e talvez uma melhor aceitação. A metodologia utilizada será combinada com pesquisa de campo e pesquisa bibliográfica. 

Para analisar o lazer e sua utilização na Educação Física escolar, as pesquisas de campo serão realizadas a partir da observação de aulas de educação física e de entrevistas com alunos, professores e diretoria para responder questões como: o que é lazer?  Qual a sua função nas escolas? Qual a relação entre educação física escolar e lazer? Esta pesquisa, ainda em fase inicial de estudo, defende que o lazer, se constituído e vivenciado através da liberdade, responsabilidade, participação e organização política (MASCARENHAS, 2000), e por que não através da educação, pode se constituir como um espaço privilegiado de organização dos grupos e pessoas, com vista à libertação e emancipação desses mesmos sujeitos.