O objetivo da classificação de jogos recreativos ou atividades recreativas, além da padronização, é evidenciar a funcionabilidade dessas atividades dentro de uma programação ou de um programa de lazer e recreação.
Para escolhermos uma determinada atividade para fazer parte da nossa programação, é necessário que saibamos suas características e classificações.
De acordo com os objetivos aos quais nos propomos alcançar, escolhemos uma determinada atividade recreativa.
De acordo com os objetivos aos quais nos propomos alcançar, escolhemos uma determinada atividade recreativa.
Vejamos o que alguns como alguns autores classificam as atividades recreativas:
Segundo Ferreira, Vanja. Educação Física - Recreação, Jogos e Desportos; 2003
Classifica os jogos ou (atividades) como:
Grande jogo - grande números de participantes. Difícil se ser dominado.
Pequeno jogo - extrai dos participantes características individuais como: velocidade, destreza, força.
Revezamento ou Estafetas - constitui-se pelo revezamento dos participantes para a realização de tarefas. É uma atividade em grupo que preza pelas potencialidades individuais. Indicado para a infância. Jogos combinados (exigem mais de uma aptidão física), correr, saltar, giros.
Aquáticos - jogos realizados dentro da água, com excelente valor terapêutico por diminuir o impacto causado pelo solo.
Jogos sensoriais - utilizam os sentidos (tato, visão, audição, etc). esses jogos desenvolvem o pensamento, diminui a tensão.
Jogos Sociais de Mesa - jogos que são realizados na mesa, com caráter educativo, sem estimular os jogos de azar.