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quarta-feira, 11 de maio de 2011

O brinquedo e a criatividade

Há varias possibilidades de entendimento da criatividade. Existem explicações que valorizam a pessoa que cria; outras enfatizem o processo criador;

A primeira delas é aquela que define a criatividade como um dom. Sendo a criatividade uma dádiva de nascença, ela é restrita a determinadas pessoas.

Uma segunda forma de interpretação da criatividade coloca-se no extremo oposto da perspectiva anterior. Assumindo uma postura de caráter liberal, nega que a criatividade seja uma qualidade intrínseca de uns poucos bem-dotados.

É um posicionamento que pode ser depreendido em situações nas quais, por exemplo, um professor de atividades artísticas procura comportar-se como um “colega de classe” de seus alunos. Sua proposta básica se resume em solicitar aos alunos que “façam o brinquedo que bem quiserem” porque “o professor não deve impor nada”.

Sob a aparência de liberdade, reina de fato a ilusão quando um pai, por exemplo, ainda que movido por boas intenções, presenteia seus filhos com brinquedos eletrônicos para que, assim, eles possam exercer sua criatividade, ajustando-a aos novos tempos da informática, acaba reforçando essa ilusão.

A posse do objeto-brinquedo vem minimizar o mal-estar ou o “atraso cultural” causando pelo não-conhecimento. Do mesmo modo, o professor ao ”dar liberdade” e “abolir imposições” acaba rejeitando a figura do mestre soberano, dono do saber, mas também abdica de sua atuação educativa, que não é feita de imposições, mas tampouco de concessões absurdas (o que é dar liberdade?).

A terceira perspectiva questiona as outras duas e propõe outro encaminhamento. A criatividade nem é dom de um determinado número de privilégios bem-nascidos nem tampouco é prática que necessariamente ocorre quando se “dá liberdade”. A criatividade supõe trabalho. (Paulo de Salles Oliveira)

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