Realizada na cidade de Porto Esperidião, no Mato Grosso, na segunda quinzena de julho, a Operação Tuiuiú integrou o Projeto Rondon Nacional, que é promovido pelo Governo Federal em parceria com o Ministério da Defesa e Instituições de Ensino.
Um grupo formado por oito alunos e dois professores participou da ação que, entre outros resultados, conseguiu arrecadar cerca de 3.000 livros, 2.000 kits odontológicos, materiais esportivos e de papelaria para a população do município e para a comunidade indígena da região.
O professor Victor Hugo Bigoli conta que “uma das ações mais audaciosas foi a construção de ‘escovódromos’ nas escolas das zonas urbana e rural com recursos da Universidade. Outra atividade de grande impacto foi a reinauguração da biblioteca municipal e a entrega de kits de livros para as comunidades indígenas.”
De acordo com ele, também foram feitas atividades recreativas, palestras sobre nutrição, doenças endêmicas, doenças sexualmente transmissíveis e direitos humanos.
Além da exposição dos produtos confeccionados pela comunidade, foram realizadas oficinas de leitura, recreação e atividades musicais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário