Sejam muito bem vindos!

É com grande prazer que venho através deste blog relatar informações sobre o Lazer e a Recreação;




widget

sábado, 7 de maio de 2011

A questão dos brinquedos bélicos


Todo brinquedo é educativo, ou seja, sempre há em qualquer brinquedo um conjunto de mensagens implícitas ou explicitas a serem assimiladas ou transformadas pela criança. Contudo, ele tenderá a assumir com plenitude suas mais significativas funções educativas na medida em que engendrar mistérios capazes de sugerir diferentes recriações por parte da criança.

Brinquedos chamados bélicos, conviriam lembrar a confissão feita por um dos grandes teóricos da psicanálise, Wilhelm Reich, ao procurar compreender melhor as reações infantis.

Nesse tipo de brinquedo, a criança pode até exteriorizar sua agressividade, mas isso ocorre numa outra dimensão do real, ou seja, na esfera simbólica. Assim, a criança pode disparar e desferir golpes sem que haja tiros ou golpes para valer.

Todo para concluir, a exemplo do que Reich e outros já o fizeram, que o brinquedo de guerra representa para a criança não o desejo de matar, mas prazer do movimento, a beleza plástica dos equipamentos, o jogo de efeitos, a variedade dos gestos e muitas outras aventuras, em que a estrela principal não é a violência, mas sim a fantasia. (Paulo de Salles Oliveira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário