O presente trabalho abordará questões sobre educação física e lazer.
Esta pesquisa tem como preocupação central entender de que maneira estes conceitos - educação física e lazer – se relacionam e de que forma interferem nas aulas de educação física nas escolas.
Para tanto, partimos dos seguintes questionamentos: o que é lazer e como ele se apresenta atualmente? Como e qual lazer é utilizado nas escolas? Como são constituídas as aulas de educação física escolar? O lazer pode ser uma forma de ensinar educação física escolar? Por que defender o lazer como prática pedagógica da educação física escolar? Sabemos que o lazer, e a própria educação física, estão presentes no interior da escola por meio das manifestações esportivas e, ainda assim, praticada tal qual o modelo que nos é hegemonicamente transmitido pela cultura dominante, ou seja, o modelo competitivo.
No entanto, a nossa proposta é partir dessa realidade para sugerirmos a inserção do lazer na educação física escolar.
Por ser o esporte uma prática solidificada dentro da educação física escolar, acreditamos que este esporte deve ser o foco inicial de educação pelo e para o lazer.
A educação física deve aproveitar o seu modelo esportivo para, a partir deste modelo, explorar suas outras possibilidades.
Em uma cultura solidificada no esporte como a nossa, uma mudança repentina poderia não alcançar os objetivos desejados, aproveitar essa solidificação e aos poucos introduzir mudanças que possibilitem um entendimento mais amplo do lazer e de como fazê-lo teria uma menor resistência e talvez uma melhor aceitação. A metodologia utilizada será combinada com pesquisa de campo e pesquisa bibliográfica.
Para analisar o lazer e sua utilização na Educação Física escolar, as pesquisas de campo serão realizadas a partir da observação de aulas de educação física e de entrevistas com alunos, professores e diretoria para responder questões como: o que é lazer? Qual a sua função nas escolas? Qual a relação entre educação física escolar e lazer? Esta pesquisa, ainda em fase inicial de estudo, defende que o lazer, se constituído e vivenciado através da liberdade, responsabilidade, participação e organização política (MASCARENHAS, 2000), e por que não através da educação, pode se constituir como um espaço privilegiado de organização dos grupos e pessoas, com vista à libertação e emancipação desses mesmos sujeitos.
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