Sejam muito bem vindos!

É com grande prazer que venho através deste blog relatar informações sobre o Lazer e a Recreação;




widget

terça-feira, 3 de maio de 2011

O artesanato do brinquedo

Brinquedos artesanais sempre terão espaço muito importante na formação social das pessoas. São insubstituíveis e realizados na sua totalidade por homens (Não por máquinas), no ritmo humano, como produto da habilidade manual, da fantasia e da capacidade criadora de cada um.

Acontece que, numa sociedade capitalista como a nossa, organizada para a produção e o consumo de mercadorias, os brinquedos artesanais sofrem discriminação.

NUMA TRADIÇÃO E INOVAÇÃO

Logo que se fala em brinquedo artesanal muitos fazem uma associação imediata com o passado, como se o brinquedo artesanal dissesse respeito exclusivamente à infância de nossos avós.

As mãos humanas são capazes de exprimir o que máquina alguma poderia fazer, isto é, nossa própria identidade.

Nos dias de hoje, há um trabalho variado de artesãos anônimos, que se traduz em outros tipos de brinquedos: Carinhos de rolimã em diversos modelos, diferentes tipos de bonecos e bichos de pano, naves espaciais em papel ou madeira. Os também casos que velhos brinquedos ganham nova roupagem, a exemplo de balões e papagaios (Ou Pipas). Fala-se em arte baloeira, a exposições extremamente originais de balões e as pipas não mais ser limitam ao papel de seda e a linha de cordonnet, sendo feitas também de nylon ou plástico, com estruturas desmontáveis em madeira ou alumínio; cores vibrantes e tamanhas colossais. (Paulo de Salles Oliveira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário